top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiogo Luis Photographer

Para o principiante na fotografia | Está tudo aqui!!!

Atualizado: 25 de fev. de 2020



Olá Fotógrafo

Profissional, amador ou iniciante!

Sê bem vido á minha casa virtual.


A missão deste espaço é partilhar e ajudar a tirar algumas dúvidas sobre fotografia para quem está a começar a dar os primeiros passos.


Nesta fase inicial, no contacto com a fotografia, aconselho seguir as publicações por ordem, caso ainda não tenha lido a primeira publicação (...aprender e entender as funções da sua máquina fotográfica.) deverá passar por lá antes de continuar, para os que já leram e querem saber mais, vamos lá!


  • Composição

Existem várias regras de composição na fotografia, todas elas possuem o objetivo de tornar a imagem mais atrativa aos olhos de quem as vê, dando destaque ao objeto principal da foto.



Uma das mais famosas é a regra dos terços. No fim de ler este post, pegue na sua máquina e tente enquadrar com esta regra, muito provavelmente a sua máquina já terá essa opção e poderá ver essas 4 intersecções no viewfinder da máquina, caso contrário, desenhe mentalmente um “jogo do galo” e terá 4 interseções são nesses pontos que deve colocar os motivos da sua fotografia. Na regra dos terços, o objetivo é que o motivo principal da fotografia fique do lado direito, para que se gere um impacto no espectador primeiramente, mas pode compor de várias maneiras explorando esta regra. Pratique.


  • Foco e nitidez

Foco e nitidez parece a mesma coisa, mas vou tentar explicar. Quando estou a falar em foco é porque quero que apenas o motivo principal desta fotografia fique nítido, todo o resto quero que fique em desfocado, pois com este resultado o nosso motivo destaca-se e o espectador não se perde na leitura da fotografia. Ao contrário do que geralmente acontece com as câmaras compactas ou de telemóvel, em que a fotografia no geral fica focada.

Como se consegue criar esse desfoque no fundo e manter o foco apenas no motivo principal da fotografia?

Com as objetivas com aberturas maiores, ou seja, de numeração mais baixa por exemplo, f2.8 ou f1.4 vai gerar uma profundidade de campo menor.

A escolha de uma determinada profundidade de campo é da maior importância na qualidade estética da imagem, cabe ao fotógrafo decidir se, por exemplo, pretende obter uma grande extensão de nitidez (numa paisagem, por exemplo) ou reduzir essa extensão de nitidez (num retrato, para isolar a pessoa da envolvente).


  • Iluminação

A Iluminação pode ser feita de várias maneiras.

Para mim a melhor é a Luz natural, principalmente em dias ensolarados ou durante a hora dourada, temos também a Luz artificial, como flashes ou lâmpadas entre outras.

Uma boa iluminação irá fazer toda a diferença para conseguir boas fotos, dominar a luz demora algum tempo, mas a luz é a alma da fotografia.

Mais para a frente, irei falar mais deste tema pois é um tema muito importante e que todos os fotógrafos devem entender e dominar.


  • Olhar artístico: O que é, e como deves desenvolver

O olhar artístico é conseguir transformar uma cena comum em arte. Ver coisas normais sob outro ângulo ou até mostrar o que não se pode ver.

arte na fotografia pode ser qualquer imagem que nos faça sentir alguma coisa.

Pode colocar dez fotógrafos no mesmo ambiente e mesmo assim, cada um deles irá fotografar o mesmo espaço de forma diferente, com técnicas diferentes, pois somos todos diferentes e é aí que está a beleza.

A melhor maneira de adquirir esse olhar artístico é sair com a câmera Fotográfica e procurar uma cena que o faça sentir alguma coisa e passar para a imagem o que sentiu ou como quer que sintam quando a virem.

Às vezes basta mudar o ângulo, ficar mais longe ou mais perto do assunto, focar apenas um motivo ou deixar tudo nítido, também pode criar arrasto ou movimento num motivo e o restante ficar congelado. O mais importante é praticar. Veja o trabalho de outros fotógrafos e inspire-se.



Se tiver alguma dúvida deste ou de outro tema, deixe uma mensagem. Caso tenha uma sugestão para as próximas publicações deixe o seu comentário.


Se considera que este artigo lhe foi útil partilhe com amigos que possam beneficiar da sua leitura, e será uma forma de me motivar para os próximos mini "Cursos" de Fotografia. 😉


Obrigado.

Boas fotos.

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page